-->

Uma Introdução ...

Quando eu tinha uns nove anos de idade, meu pai me deu de presente um kit para a montagem de um "Rádio de Galena", um brinquedo que ele e seus irmãos costumavam construir quando pequenos.

Há alguns anos, quando me mudei para a cidade de Arroio do Meio, RS, resolvi construir novamente um destes rádios para começar a mostrar às minhas filhas como eram as coisas no "crepúsculo da tecnologia". Acabei montando uns cinco e arrumando algumas escoriações enquanto subia em árvores para instalar antenas...

A experiência de se construir um rádio que funciona sem pilhas e sem luz é muito gratificante, mas pode ser bastante trabalhosa. A parte mais crítica é a da antena, e por isto ela é o primeiro item da montagem que abordarei. Os materiais, à exceção do fone de cristal, podem ser encontrados em praticamente todas as casas de componentes eletrônicos, mas se você tiver alguma dificuldade, o Roberto Ferraz da Palma fornece kits completos montados ou para montar.

Agradeço desde já à Rebecca Hewes da Crystal Set Society, e a Brian Carusella que permitiram que material de seus sites fossem traduzidos e aproveitados aqui.

Leia os outros artigos e divirta-se, ao final de cada um sempre recomendarei a melhor seqüência de leitura.

Vamos começar? Clique aqui para ver como se constrói uma boa antena.

Ou siga navegando pelos demais artigos da seção Rádio Gagá:



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal